Wikia

Power Rangers Brasil Wiki

Power Rangers

Discussão0
234 pages em
Este wiki
Power Rangers
LogoPR.png

Transmissão

Fox, Jetix, Disney XD, Nickelodeon e Cartoon Network

Elenco

Criado por

Haim Saban

Temporadas

21

Episódios

789

Power Rangers é uma franquia de séries de televisão infantil norte-americana, nascido na década de 90. Iniciou em 1993 pela Saban Entertainment até 2002, no qual, era vendido para BVS Entertainment com a parceria do Walt Disney Company, e só foi recuperado a posse da franquia em Maio de 2010, após sete anos sob a produção, hoje é produzido pela Saban Brands, LCC e SCG Power Rangers, LLC. Está no ar até hoje, adaptando as séries japonesas da franquia dos Super Sentais para o mercado norte-americano. As séries eram exibidas nacionalmente na Fox Kids, Rede Globo, Jetix e Disney XD. Hoje, estão sendo transmitidas na NickelodeonRede Bandeirantes e à partir da pré-estreia do dia 01 de março de 2014 no Cartoon Network.

TemporadasEditar

  1. Temporada de 1993:Mighty Morphin Power Rangers 1ª Temporada 1
  2. Temporada de 1994:Mighty Morphin Power Rangers 2ª Temporada 2
  3. Temporada de 1995:Mighty Morphin Power Rangers 3ª Temporada 3
  4. Temporada de 1996:Power Rangers Zeo 4
  5. Temporada de 1997:Power Rangers Turbo 5
  6. Temporada de 1998:Power Rangers No Espaço 6
  7. Temporada de 1999:Power Rangers na Galáxia Perdida 7
  8. Temporada de 2000:Power Rangers Lightspeed Resgate 8
  9. Temporada de 2001:Power Rangers Força do Tempo 9
  10. Temporada de 2002:Power Rangers Força Animal 10
  11. Temporada de 2003:Power Rangers Tempestade Ninja 11
  12. Temporada de 2004:Power Rangers Dino Trovão 12
  13. Temporada de 2005:Power Rangers S.P.D 13
  14. Temporada de 2006:Power Rangers Força Mística 14
  15. Temporada de 2007:Power Rangers Operação Ultraveloz 15
  16. Temporada de 2008:Power Rangers Fúria da Selva 16
  17. Temporada de 2009:Power Rangers RPM 17
  18. Temporada de 2010:Mighty Morphin Power Rangers: Special 18 Especial
  19. Temporada de 2011:Power Rangers Samurai 18
  20. Temporada de 2012:Power Rangers Super Samurai 19
  21. Temporada de 2013:Power Rangers Megaforce 20
  22. Temporada de 2014:Power Rangers Super Megaforce 21
  23. Temporada de 2015:Power Rangers Dino Carga 22
  24. Temporada de 2016:Power Rangers Dino Supercarga 23

TrajetóriaEditar

História da franquiaEditar

Haim Saban, nascido em Alexandria, Egito, empresário e compositor de diversos temas de séries e desenhos animados de muito sucesso nos EUA e na França, é o responsável pelo advento da franquia. Na década de 1980, Saban já tinha levado a série Super Sentai Choudenshi Bioman para a França, obtendo muito sucesso. Logo depois, o empresário tentou levar Bioman para a TV americana, mas não houve interesse por parte dos produtores. Já na década de 1990, Saban fundou seu próprio estúdio e adquiriu com a produtora Toei os direitos de Kyoryu Sentai Zyuranger (1992 - 1993) para os EUA, aproveitando o tema de dinossauros da série, em voga na época devido ao filme Jurassic Park. O elenco que personificava os heróis em roupas civis foi trocado por atores norte-americanos e o seriado, rebatizado para Mighty Morphin Power Rangers. Além disso, os próprios episódios foram reescritos para dar à série um tom maior de comédia. "Reescritos" não é bem a palavra: os roteiros foram praticamente escritos do zero, aproveitando do original apenas algumas cenas de luta. Saban argumentou que o mercado americano não aceitaria uma série com um elenco todo de japoneses, assim como a narrativa da série original.

1993-2002: Mudança de formato na primeira adaptaçãoEditar

Saban também pareceu não se importar com as diferenças de qualidade entre a filmagem original (em película) e a norte-americana (cinescopada, ou seja, vídeo com textura modificada), assim como com o fato de a Ranger Amarela (Trini Kwan, interpretada no piloto da série por Audrey Dubois e substituída na série pela atriz Thuy Trang, falecida em 2001) ser um homem na série japonesa (Boy, interpretado por Takumi Hashimoto, conhecido entre os brasileiros como o garoto Manabu de Jiraiya). O problema se repetiu em todas as séries entre Power Rangers na Galáxia Perdida (1999) e Power Rangers: Força Animal (2002).

1994: Adaptações de outros gênerosEditar

O sucesso de Power Rangers inspirou a companhia a comprar outros seriados nipônicos e adaptá-los da mesma forma, originando VR Troopers, Saban's Masked Rider, Big Bad Beetleborgs e Os Cavaleiros Míticos de Tir Na Nog, com diferentes níveis de sucesso. Uma produtora rival, a DIC Audiovisual, conhecida no Brasil pelos desenhos O Máskara, Pole-Position e Capitão Planeta (além de ter sido responsável pela adaptação e exibição das duas primeiras temporadas de Sailor Moon nos EUA), tentou o mesmo caminho ao adaptar o seriado Denkou Choujin (Super-Homem Elétrico/Eletrônico) Gridman, da Tsuburaya Productions, a mesma produtora de "Ultraman", renomeando-o Superhuman Samurai Syber Squad. Gridman era uma auto-homenagem da Tsuburaya às séries Ultra, levando o conceito de lutas de heróis gigantes para o mundo dos computadores, onde o herói combatia vírus eletrônicos com a forma de monstros. Apesar de se manter mais fiel aos episódios originais que as séries da Saban, a DIC não teve sucesso com sua produção.

1996-2001: Reformulações da sérieEditar

Em 1996, com Power Rangers Zeo, os uniformes dos Zyurangers foram trocados após três temporadas (desta vez utilizando uniformes e filmagem da série Super Sentai do ano anterior, Chouriki Sentai Ohranger) e o tema passou a variar—todo ano uma nova série Ranger surgia, ligada aos eventos dos anos anteriores. A estrutura era sempre a mesma: no início de cada temporada, os Rangers perdiam suas habilidades por uma artimanha dos vilões e eram salvos por alguma coisa/pessoa que lhes dava novos poderes (os novos uniformes e robôs). A repetição do tema começou a cansar, e as substituições constantes de elenco tornavam estranho o conceito de "heróis infatigáveis", mas que desistiam de sua missão de defender a humanidade após pouco tempo. Assim, na temporada de 1999, o arco que vinha desde a primeira temporada foi parcialmente abandonado, e cada temporada passou a ter um roteiro e um elenco independentes, seguindo o modelo japonês—embora se situando no mesmo "universo" (para permitir que os heróis dos seriados anteriores apareçam para "dar uma força" aos novos, ainda que isso aconteça poucas vezes).

2001-2010: Da Saban para a DisneyEditar

Em 2001, a Saban Entertainment (parte integrante da Fox Family Worldwide) enfrentava as crises financeiras durante o período de exibição de Power Rangers Força do Tempo. Com isso, os direitos de todos os acervos da Fox Family Worldwide foram vendidos para Walt Disney Company. Em relação aos canais que exibiam a série, a Fox Kids se converteu para Jetix em 2003 e em seguida, foi renomeada para Disney XD desde 2007. Em meio ao padrão da Disney, algumas temporadas já foram consideradas infantilizadas (sendo algumas as piores) na história da franquia. Em Fevereiro de 2007, era anunciada a versão animada projetada pelo músico Ron Wasserman, e que teria o nome de "Power Rangers Super Legends", mas em seguida, esse título foi usado para o game de ação, lançado nos consoles Playstation 2, PC e Nintendo DS. Enquanto a promessa deste projeto que era desenvolvido, foi desfeito desde que começou a projetar a série Power Rangers RPM, que era então a última série da franquia. A produtora Sally Campbell, afirmava em uma entrevista que após esta fase, não teria mais uma temporada. No lugar da série que iria ser contraparte de Samurai Sentai Shinkenger, veio a primeira geração de Power Rangers em uma versão "remasterizada" que estreou em 2010.

2010-atualmente: A volta de Saban, novas temporadas e parceria com a NickelodeonEditar

Em 12 de Maio de 2010, Haim Saban readquiriu os direitos da série e fez uma adaptação de Samurai Sentai Shinkenger denominada Power Rangers Samurai, que resgatava o tema da primeira temporada (Mighty Morphin Power Rangers, o famoso "Go Go Power Rangers"). Nos Estados Unidos a série começou a ser transmitida pelo canal fechado Nickelodeon em 7 de Fevereiro de 2011. A nova temporada Power Rangers Megaforce que estreou em 02 de Fevereiro de 2013, no início do projeto, foi anunciado pela Saban Brands para vários utensílios e mídias. Mas depois de muitas especulações, o título foi pegado para a nova série servindo como o 20º Aniversário da franquia. A série usa adereços e imagens, já que os termos "Warstar", "Tensou" e "Gosei" foram mencionados, isso explica que estava confirmada a adaptação do Tensou Sentai Goseiger. A série deve contar com "o retorno dos Rangers históricos", mas foi exibido todos os 193 rangers, que inclui os sentais pré-Zyuranger, na qual foi mostrada na 3ª edição do Power Morphicon nos EUA e também no primeiro episódio no sonho de Troy Burrows/ Ranger Vermelho (Andrew Gray). No Comic-Con de 2012, era anunciado a segunda temporada que viria ser a adptação de Kaizoku Sentai Gokaiger, e retitulou para Power Rangers: Super Megaforce. De acordo com a firma de contrato, Power Rangers fica no canal até 2016.

A Equipe Editar

PowerRPMsamurai.jpg

Desde o princípio de que Power Rangers deriva a maioria de suas filmagens das séries japonesas do gênero Super Sentai, ele apresenta muitas características diferente de outras séries de super-heróis. Cada série gira em torno de uma equipe de jovens recrutados e treinados por um mentor, para morfarem em Rangers, capazes de utilizar poderes especiais e pilotando as máquinas colossais denominados de Zords para derrotar contra as forças do mal que ameaçam a humanidade. No final de uma série, os Rangers sacrificam suas armas, Zords, ou poderes, a fim de derrotar um vilão principal que havia lutado durante a série. Por exemplo, em Mighty Morphin Power Rangers, Zordon recruta os "adolescentes com atitude" para aproveitar o poder de dinossauros para deter as forças malignas de Rita Repulsa.

Megazords.png

Quando eles "morfam" em Rangers poderosos usando um código de cores, roupas coladas e capacetes com viseiras opacas. Os costumes de cada equipe são quase idênticas com exceção de rangers individuais na cor e no design do capacete. Os Rangers morfados, geralmente, possuem uma força sobre humana, durabilidade e capacidade em combate de mão em mão. Alguns possuem habilidades sobre-humanas, tais como super-velocidade ou invisibilidade, algo relacionado atributamente com suas habilidades de um Ranger. Além disso, cada ranger indivíduo tem uma arma individual, bem como armas comuns sendo utilizados na luta de solo. Quando os inimigos crescem em tamanhos incríveis, Os Rangers utilizam Zords individuais que combinam-se num destemido e colossal Megazord. As equipes de Rangers são compostas por cinco (na maioria de temporadas) ou por três, porém, um ou mais rangers juntam-se a cada equipe. Cada equipe de Rangers, com poucas exceções, obedece a um conjunto geral de convenções, assim como no início do Mighty Morphin e as regras aplicadas e principais por alguns mentores como: Os heróis não podem usar seus poderes de Ranger para seu ganho pessoal ou para um duelo (a não ser forçado a fazê-lo), nem pode a revelar suas identidades de Power Rangers ao público em geral. A penalidade por desobedecer as regras, pelo menos em Mighty Morphin Power Rangers, seria a perda de seus poderes. Ao contrário dos Lightspeed Rangers que sejam um grupo de Resgate, eles podem revelar suas identidades, no caso do final de Power Rangers No Espaço, foram forçados a revelarem suas identidades depois que outras pessoas dizem ser Rangers quando Astronema havia colocado o mundo em risco.

Zordon.png

Assim como no Super Sentai, a paleta de cores de cada equipe de Power Rangers muda a cada série. Apenas as cores principais como Vermelho, Azul e Amarelo estão presente em todas as temporadas. As cores mais comuns que não aparecem todo ano são Rosa, Verde, Preto e Branco. Outras cores e denominações também aparecem ao longo da franquia. De acordo com a cor da designação-ranger, influencia no seu guarda-roupa (na vida real, um camarim) ao longo da série: roupas civis, que muitas vezes combinam em cada cor de um Ranger. De todas as temporadas de Power Rangers realizadas até o momento, atinge a marca de 106 rangers.

No BrasilEditar

Power rangers logo 1995 globo.png

Power Rangers veio em 1994 pelo canal Fox, pelo bloco Fox Kids. O sucesso só chegou desde sua exibição na Tv Colosso em Janeiro de 1995, mesmo superado pelo animê Os Cavaleiros do Zodíaco, quando exibido na extinta Rede Manchete, Power Rangers foi um dos maiores séries infanto-juvenis mais vistos na época. Porém, não é muito bem vista entre os fãs de tokusatsu por causa do acordo entre as empresas Saban Entertainment e Toei Company, na qual, cedeu os direitos de transmissão das séries no ocidente para realizar a primeira adaptação, o que gerou rumor que Saban autorizaria somente a exibição da versão americana. Apesar disso, eram exibidas as séries japonesas na Rede Record e as então inéditas quatro séries tokusatsus exibiam na Rede Manchete.

Durante o auge, Power Rangers já passou a ser exibido aos sábados, e meses depois aos domingos, na qual, exibia a metade da terceira temporada. Power Rangers teve sua marca em albuns e figuras, balas, e até um album lançado em português que incluía os hits "O Universo Precisa de Vocês" de Sandy & Júnior (incluía o balé que vestia de Power Rangers, mas com capacetes enormes. Sandy dizia em 2010 que nessa época, era um "mico" se apresentar daquele jeito) e "Rita Rap" de Mariane que naquele ano, apresentava um programa na Record (Jaspion era uma das atrações principais daquele programa). Até hoje, mesmo com outras temporadas, tem sua marca nas roupas infantís, mochilas, lancheiras, brinquedos, etc. Na Globo, a série parou de exibir em Dezembro de 1998, exibia nas madrugadas em 1999 e só voltou em Janeiro de 2000. Enquanto a Fox Kids continua reprisando a mesma temporada que foi Turbo. A nova série que estreou nos EUA em 1998, só veio ao país somente no ano seguinte.

A saga Força do Tempo chegou ao Brasil em Setembro de 2001, ano que estreou a nona temporada. Seguido por Força Animal até as reprises em 2003. Em 2004, foi exibido Power Rangers: Tempestade Ninja, meses depois, Fox Kids mudou-se para Jetix. A cada ano, uma nova temporada estreava. Além de séries anteriores exibidas na inesquecível Geração Power Rangers. Na Tv aberta, a série parou de exibir mais uma vez em 2004, devido aos direitos adquiridos pela Disney. Com a compra da Disney, a série só foi exibida em 2005 com Força Animal, foi exibida diversas vezes na Globo até 2006.

Em 2009, Jetix se extinguiu e torno-se até hoje, Disney XD. Isso foi durante a exibição de Power Rangers: Fúria da Selva, meses depois, a série mudava-se para as 7 da manhã, seguido de Power Rangers RPM, última produzida totalmente pela Disney. Graças à este horário, tem sido uma das piores audiências do canal e os direitos de Power Rangers com Disney XD foram rompidas em Agosto de 2010, coincidindo com o fato do rompimento com as produções Disney depois que Saban recuperou os direitos da série. Já naquele ano, Power Rangers: Força Mística que teve sua exibição interrompida em 2009 na Globo (devido a transmissão da série inédita Kamen Rider Dragon Knight na emissora e foi imediatamente substituido por Dragon Ball Z), voltou a exibir aos sábados com a exibição concluída até 2011. A última série inédita na emissora foi Power Rangers: Operação Ultraveloz.

A Band adquiriu os direitos da série em Junho/ 2011, estreou Power Rangers: Tempestade Ninja (começou a reexibição no dia 02 de Janeiro de 2012), que teve sua reexibição às tardes. Como também foi sucedido por Dino Trovão, ambos foram exibidos dois episódios por dia. Em Julho de 2011, a Nickelodeon exibe Power Rangers Samurai. Em Agosto, a série passava a exibir apenas um episódio por dia na Band, desde SPD, e semanas depois, exibia Power Rangers RPM que geralmente foi a primeira temporada inédita na emissora, só retornou em Fevereiro (substituindo MMPR). Em Outubro, Power Rangers Samurai (voltou a exibir em Março/ 2012, mas aos Sábados) que incluía a exibição de novos episódios antes de exibir na Nickelodeon que só chegou a passar em Dezembro. Desde Novembro/ 2011 (e em Março/ 2012), Band está exibindo o clássico Mighty Morphin Power Rangers. Em Janeiro/ 2012, a Globo voltava a exibir Power Rangers na Tv Globinho, somente aos Sábados com a 16ª temporada da série: Fúria da Selva, mas foi cancelado semanas depois, em função de ter cedido estas temporadas para a Band. No dia 22 de Março de 2012, exibe um novo especial na Nickelodeon. Além disso, a distribuidora de brinquedos, Sunny tentou acelerar a vinda de Power Rangers Super Samurai no Brasil, que estreou no dia 06 de Agosto de 2012, que exibia às 17h30 da Tarde, que atualmente, exibe a reprise da mesma em um novo horário. A série terminou no Brasil com episódios normais, além de novos especiais em 2013, a nova série Megaforce que entrou em 19 de maio de 2014 pelo Cartoon Network, já é vinculado na Netfilx desde o ano de lançamento.

LogoPR.png Fan-series
Lista das séries pré-Zyu


Em breve, atualizaremos mais informações!

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória