FANDOM

A Série Super Sentai (スーパー戦隊シリーズ, Sūpā Sentai Shirizu) é uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público adulto e infanto-juvenil, no ar desde 1975, normalmente com uma série por ano. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra. O termo japonês sentai, de origem militar, significa "esquadrão" e, em japonês, sua escrita é composta por dois ideogramas: 戦 "sen" (guerra) e 隊 "tai" (grupo).

As duas primeiras séries, Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengeki Tai foram criadas pelo mangaka Shôtarô Ishinomori, também responsável pela criação da franquia Kamen Rider e das séries Cyborg 009 e Kikaider, entre outras. A partir da terceira série, Battle Fever J, de 1979, Ishinomori abandona o projeto. Battle Fever J também marca a primeira vez em que o termo Super Sentai foi utilizado, pelo fato de o grupo possuir um robô gigante, elemento sempre presente nas futuras séries.

A partir da quarta série, Denshi Sentai Denziman, os uniformes passaram a ser padronizados, ou seja, todos os integrantes possuíam roupas com os mesmo detalhes e ornamentos, mudando-se apenas as cores e um ou outro detalhe.

Em 1993, usando material de Kyoryuu Sentai Zyuranger, a produtora americana Saban lançou a série Mighty Morphin Power Rangers, uma adaptação das séries Super Sentai para o público americano. Com o sucesso de Power Rangers, a série gerou uma franquia que se mantém até os dias atuais. A história segue entre os anos 2002 e 2010, produzido pela Disney, em 2009, foi anunciado que a série então exibida no Japão, Samurai Sentai Shinkenger, não seria adaptada como uma nova série de Power Rangers. Isso se deve ao fato de a Disney ter "remasterizado" os episódios da primeira temporada, Mighty Morphin Power Rangers (foram realizados apenas 32 dos 60 episódios), e optado por exibi-los ao invés de adaptar novas séries Super Sentai, provavelmente devido ao elevado custo de produção. Em maio de 2010, a Saban recuperou os direitos da marca Power Rangers, e voltou a ser exibido na Nickelodeon nos Estados Unidos em 7 de fevereiro de 2011, reabrindo a franquia ocidental com Power Rangers: Samurai.

Em 17 de fevereiro de 2013, mais um sentai é exibida no Japão, Zyuden Sentai Kyoryuger (traduzido como Esquadrão Electro-Feras Kyoryuger), a 37ª série do gênero, sucedeu Tokumei Sentai Go-Busters. A Bandai informou não estar satisfeita com o desempenho do sentai passado, porem revelou que possui boas expectativas quanto ao Kyoryuger.

Os robôs gigantes (mechas) Editar

A partir de Battle Fever J, todas as Super Sentai passam a possuir robôs. Com o passar dos anos, os robôs e os mechas passam a ser gerados por efeitos de CGI, ganhando formas computadorizadas; começando com algumas cenas de Ohranger (com os Blocker Robos) até Gaoranger (quando os mechas ficaram completamente gerados por computador). Em Denjiman, deu-se a primeira transformação de um mecha em robô (Denji Fighter/Daidenjin), o que durou até 1983 (com exceção de Sun Vulcan e Bioman, em que havia dois mechas que formavam um único robô). Em Flashman, surgiu o segundo robô (Titan Jr/Grand Titan), que auxiliava o primeiro; em Maskman existiam mechas para cada um membro da equipe (que formavam o robô principal da equipe); em Jetman, há um terceiro robô; em Zyuranger, um quarto e um quinto, e até hoje há varias formações de robôs e mechas. E, Gobusters, um acerto da produção foi filmar cenas dos mechas em externas, ao invés de estúdio, o que dá um certo “realismo” que até em Gokaiger não se via.

O gênero fora do Japão Editar

Muitas séries do gênero Super Sentai foram importadas e dubladas em outros países, atingindo grande sucesso em alguns deles. No Brasil, Changeman, junto com Jaspion, obteve tamanho sucesso que abriu as portas para a importação e exibição de novas séries, como Flashman (trazida pela Everest Vídeo), Goggle V (importada pela italiana Oro Filmes) e Maskman (pela Top Tape). Há rumores de que havia planos de se trazer as séries Dynaman, Bioman, Liveman e Turboranger para o país, mas nada se concretizou em face do desgaste do gênero ocorrido ao longo dos anos.

Recentemente, a empresa Focus Filmes, que vem investindo no gênero tokusatsu no mercado de DVDs, lançou as séries Changeman e Flashman completas em dois boxes, em 2009 e no biênio 2010-2011, respectivamente.

Na França, a exibição da série Bioman nos anos 80 pelo empreendedor Haim Saban (que mais tarde levaria as séries para os Estados Unidos na forma da adaptação dos Power Rangers) fez tanto sucesso que as séries exibidas subsequentemente naquele país, Maskman e Liveman, foram chamados, respectivamente, de Bioman 2 e Bioman 3, numa jogada de marketing semelhante a usada no Brasil, onde a série Spielvan foi chamada de Jaspion 2. Também foram exibidos Turboranger, Flashman, Jetman e Fiveman. Ainda na Europa, Liveman (exibido com o título de "Bioman") e Turboranger foram exibidos na Espanha; Portugal viu a exibição de Turboranger e Jetman, e a TV italiana exibiu Denjiman, Goggle V, e Battle Fever J (somente o primeiro episódio).

Nos anos 80, Bioman, Maskman e Goranger se tornaram muito populares nas Filipinas. No estado americano do Havaí, algumas séries Super Sentai já tinham sido exibidas desde os anos 70, devido em grande parte ao sucesso de Kamen Rider V3 e Kikaider anteriormente. Nos Estados Unidos, Goranger foi exibido em Sacramento e São Francisco por um breve período de tempo. Alguns anos mais tarde, alguns episódios de Dynaman foram dublados em inglês e exibidos de forma parodiada no show Night Flight do canal USA Network Television em 1987.

Hikounin Sentai Akibaranger Editar

Em 2012 para comemorar 30 anos da serie super sentai a Toei resolveu produzir uma especie de super sentai alternativo que seria destinado a adolescentes e adultos, onde no mesmo se usaria sátira para relembrar trechos dos antigos Super Sentai, esse e o esquadrão não oficial Akibaranger que conta a historiá de Nobuo Akagi onde ele se torna um super herói da noite pro dia somente em suas ilusões. Devido possuir alguns conteúdos adultos era exibido na madrugada. Pelo fato de não ser uma produção oficial possuiu cerca de 13 episódios. Onde esta parodia surpreendeu todos em relação a audiência, conseguindo superar ate o sentai oficial do ano de 2012. Recentemente em um evento de Sentai no japão devido a repercussão de Hikounin Sentai foi anunciado uma segunda temporada.

As séries Editar

Título No Brasil !! Título Original !! Exibição Original (Japão) !! Temáticas !! Série !! Nº de Episódios

Goranger Himitsu Sentai Goranger PBS Espionagem 84 episódios
JAKQ JAKQ Dengeki Tai TV Ashai Baralho 35 episódios
Battle Fever J Battle Fever J TV Ashai Dança 52 episódios
Denjiman Denshi Sentai Denjiman TV Ashai Tecnologia Espacial 51 episódios
Sun Vulcan Taiyou Sentai Sun Vulcan TV Ashai Animais 50 episódios
Goggle V Dai Sentai Goggle V TV Ashai Ginástica Rítmica 50 episódios
Dynaman Kagaku Sentai Dynaman Disney Channnel Ciência 51 episódios
Bioman Choudenshi Bioman Disney Channel Vida 51 episódios
Esquadrão Relâmpago Changeman Dengeki Sentai Changeman Disney Channel Animais Mitológicos e Militar 55 episódios
Comando Estelar Flashman Choushinsei Flashman Disney Channel Planetas 10ª 50 episódios
Defensores da Luz Maskman Hikari Sentai Maskman Disney Channel Poder Do Corpo 11ª 51 episódios
Liveman Choujuu Sentai Liveman Disney Channel Amizade 12ª 49 episódios
Turboranger Kousoku Sentai Turboranger Disney Channel Carros de Alta Velocidade e Escola 13ª 51 episódios
Fiveman Chikyuu Sentai Fiveman Disney Channel Família 14ª 48 episódios
Jetman Choujin Sentai Jetman Disney Channel Pássaros 15ª 51 episódios
Zyuranger Kyoryuu Sentai Zyuranger Disney Channel Dinossauros Pré Históricos 16ª 50 episódios
Dairanger Gosei Sentai Dairanger Disney Channel Animais Místicos 17ª 50 episódios
Kakuranger Ninja Sentai Kakuranger Disney Channel Arte Ninja 18ª 53 episódios
Ohranger Chouriki Sentai Ohranger Disney Channel Civilizações Antigas 19ª 48 episódios
Carranger Gekisou Sentai Carranger FOX Kids Carros 20ª 48 episódios
Megaranger Denji Sentai Megaranger FOX Kids Video Game 21ª 51 episódios
Gingaman Seijuu Sentai Gingaman FOX Kids Feras Estelares 22ª 50 episódios
GoGoV Kyukyu Sentai Go Go V FOX Kids Resgates 23ª 50 episódios
Timeranger Mirai Sentai Timeranger Fox Kids Futuro 24ª 51 episódios
Gaoranger Hyakujuu Sentai Gaoranger FOX Kids Feras 25ª 51 episódios
Hurricaneger Ninpuu Sentai Hurricaneger FOX Kids Elementos da Arte Ninja 26ª 51 episódios
Abaranger Bakuryuu Sentai Abaranger FOX Kids Dinossauros Explosivos 27ª 50 episódios
Dekaranger Tokusou Sentai Dekaranger Jetix Polícia 28ª 50 episódios
Magiranger Mahou Sentai Magiranger Jetix Magia 29ª 49 episódios
Boukenger Gougou Sentai Boukenger Jetix Aventuras & Relíquias 30ª 49 episódios
Gekiranger Juuken Sentai Gekiranger Jetix Fúria das Artes Marciais 31ª 49 episódios
Go-Onger Engine Sentai Go-Onger Jetix Veículos Motorizados 32ª 50 episódios
Shinkenger Samurai Sentai Shinkenger Disney XD Samurai 33ª 49 episódios
Goseiger Tensou Sentai Goseiger Cartoon Network Anjos 34ª 50 episódios
Gokaiger Kaizoku Sentai Gokaiger Cartoon Network Piratas & Sentais Anteriores 35ª 51 episódios
Go-Busters Tokumei Sentai Go-Busters Cartoon Network Missões Especiais 36ª 50 episódios
Kyoryuger Zyuden Sentai Kyoryuger NBC Dinossauros Eletricos 37ª 48 episódios
Tokkyuger Ressha Sentai Tokkyuger NBC Trens 38ª 16 episódios (No Momento)
  • Exibição no Brasil
  • Dai Ranger - Rede Bandeirantes (1996), Rede Record (1998)
  • Gao Ranger - Rede Globo (2003), Rede Record (2006), Ulbra TV (Atualmente), Rede Brasil (2010)
  • Deka Ranger- Rede Globo (2007), Rede Record (2005), Rede Brasil (2009), Ulbra TV (Atualmente)
  • Geki Ranger - Rede Globo (2012)
  • Gokaiger - Rede Globo (2013-2015)

Exibição original em Portugal Editar

  • Turboranger - RTP1 (Legendado, com áudio em francês)
  • Jetman - RTP1 (C1 na época) a partir de 1993 (Legendado, com áudio no idioma original)

Exibição original na França Editar

  • Bioman - Canal Plus a partir de 1985; Canal TF1 a partir de 1987
  • Maskman - TF1 a partir de 1988
  • Liveman - TF1 a partir de 1989

Também no FANDOM

Wiki aleatória